Cover Image for Playstation 4 – O passado, presente e futuro do gigante da geração

Playstation 4 – O passado, presente e futuro do gigante da geração

O Playstation 4 está completando 6 anos em 2019, é uma longa jornada para um console que surgiu em 2013 e que vendeu quase 100 milhões de unidades. Apesar de já parecer estar no seu final de vida, o PS4 ainda consegue conquistar novos gamers e as vendas simplesmente não param.

Abaixo, vamos acompanhar um pouco da história do console:

O Nascimento

O PS3 alcançou muita gente e causou um grande hype no final da geração, visto que todos estavam ansiosos pelo anúncio do novo console da Sony, principalmente porque a empresa tinha prometido resolver vários problemas para as Third Parties, que desenvolvem os jogos não exclusivos. A Sony realmente cumpriu sua palavra e trouxe o PS4, que utiliza componentes mais próximos de um PC tradicional.

Em 2012, os rumores já circulavam sobre a capacidade do PS4, que era chamado de Orbis pelos desenvolvedores que receberam seu dev kit.

O PS4 foi anunciado oficialmente em Nova York no começo de 2013. Em 20 de fevereiro, a Sony finalmente o apresentou para imprensa, dando maior foco para o novo DualShock, que tinha um design mais ergonômico e responsivo. Além de touchpad, speaker, giroscópio e outras funcionalidades. A Sony aproveitou para anunciar alguns exclusivos:

– Killzone: Shadow Fall

– Knack

– Resogun

Durante a E3 de 2013, a Sony apresentou o PS4 em toda sua glória, anunciando o preço de 399 dólares. 100 dólares mais barato que o Xbox One. Além disso, a Sony aproveitou para tirar onda da Microsoft, ensinando como ‘compartilhar jogos’:

Em 2014 o PS4 começava ser lançado em novos territórios, batendo mais de 250 mil vendas nos seus dois primeiros dias no Reino Unido. 2014 também foi o ano de lançamento de alguns exclusivos:

– InFamous: Second Son

– InFamous: First Ligh

– LittleBigPlanet 3

-The Last of Us – Remastered

Realidade Virtual

Em 2014, a Sony anunciava que o Project Morpheus, que era voltado para Realidade Virtual, estava entrando em seus sistemas, prometendo levar os jogos a outro nível. Este era o protótipo do PlayStation VR, usando um headset, uma câmera e os controles PlayStation Move. Já durante a E3 do mesmo ano, a Sony aproveitou para anunciar Uncharted 4: A Thief’s End, Bloodborne, No Man’s Sky, além de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Arkham Knight e Far Cry 4.

Playstation VR Zero3Games

Na CES 2014, a Sony apresentava mais de seu projeto GaiKai, o que se tornaria o PlayStation Now, um serviço de streaming de jogos que não requer nenhum tipo de download ou compra, apenas uma assinatura. O ano também serviu para revelar Street Fighter V.

Em 2015, ganhamos uma série de exclusivos:

– Bloodborne

– God of War 3: Remastered

– The Order: 1886

– Uncharted: The Nathan Drake Collection

– Until Dawn

Na E3 do mesmo ano, a Sony surpreendeu com o anúncio de he Last Guardian, Shenmue III e o remake de Final Fantasy VII. Também vimos as primeiras imagens de Horizon Zero Dawn. Neste ano também foi anunciado que o Projeto Morpheus era rebatizado como PlayStation VR, com lançamento programado para 2016.

O ano fechou com os anúncios de Nioh, Ratchet & Clank e a chegada de Hideo Kojima como parceiro da Sony. A empresa anunciou a criação da Kojima Productions, que criaria um jogo exclusivo para PS4, Death Stranding.

Em 2016, temos os seguintes destaques de exclusivos:

– Gravity Rush Remastered

– The Last Guardian

– No Man’s Sky

-Ratchet & Clank

– Uncharted 4: A Thief’s End

A E3 DE 2016 anunciou o preço do PlayStation VR, fixando em 399 dólares. Vários games ganharam sua versão VR, começando por Batman: Arkham VR. O ano também foi marcado pelo anúncio do novo jogo de God of War e também por Marvel’s Spider-Man. Além disso, tivemos destaques como Days Gone, Resident Evil VII: Biohazard e o retorno de Crash Bandicoot.

Mas quem roubou a cena foi Kojima, que apresentou Death Stranding com Norman Reedus e Mads Mikkelsen como grandes estrelas do jogo.

2016 também foi o ano em que o PS4 Pro e o PS4 Slim eram anunciados. O primeiro era uma grande melhoria para o console, trazendo a chance de jogar em 4K, uma versão verdadeiramente premium, que possuía um hardware mais poderoso. Já o PS4 Slim era uma versão mais compacta do PlayStation que já conhecíamos.

Playstation 4 Pro Zero3Games

Durante a PlayStation Experience 2016, a Sony surpreendeu ao anunciar The Last of Us Part II, Uncharted: The Lost Legacy (um spinoff estrelado por Chloe e Nadine) e também vimos mais imagens de Horizon Zero Dawn.

Em 2017, tivemos os seguintes destaques como exclusivos:

– Horizon Zero Dawn

– Persona 5

– Yakuza 0

– Yakuza Kiwami

– Knack 2

– Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue

– Nioh

– Uncharted: The Lost Legacy

Na E3 de 2017, o Homem-Aranha tomou o palco de assalto com uma gameplay incrível. Além disso, vimos Detroit: Become Human e o anúncio de uma expansão de Horizon Zero Dawn, chamada de Frozen Wilds. Uma grande revelação foi o remake de Shadow of the Colossus. E também vimos trailers de Monster Hunter: World e COD WWII.

As coisas esfriaram um pouco, mas em 2018, tivemos um ano inesquecível:

– Detroit Become Human

– God of War

– Marvel’s Spider-Man

– Shadow of the Colossus

– Yakuza 6: The Song of Life

– Yakuza Kiwami 2

Em maio de 2018, apesar de tantos jogos bons chegando, o CEO da Sony comentou que o PS4 estava nos seus últimos anos. Ainda não se sabe quando o PS5 será anunciado, mas a Sony começava a dar sinais de guardar algumas coisas para o próximo console.

Ainda assim, a E3 de 2018 foi marcada pela apresentação de Spider-Man, The Last of Us – Part II, Ghost of Tsushima e Death Stranding. Destes, Ghost of Tsushima era a grande novidade e trouxe um visual de cair o queixo, mostrando que a Sucker Punch realmente sabe trabalhar nisso. O ano também revelou o remake de Resident Evil 2, a sequência de Nioh e uma apresentação de Kingdom Hearts 3.

Com a ascensão de Fortnite, 2018 também foi um ano de pressão sobre a Sony, que não queria dar a chance de seus jogadores terem crossplay entre plataformas. Depois de muita discussão, a Sony acabou cedendo e abriu suas portas.

Fortinite PS4 Zero3Games

Em 2019, temos o lançamento de Days Gone acontecendo nos próximos dias e a chegada de Ghost of Tsushima marcada para este ano. Porém, a Sony anunciou que não participará da E3, usando um novo canal para anunciar seus lançamentos: um programa online, o State of Play. No primeiro programa, tivemos o anúncio de um jogo VR do Homem de Ferro. Entretanto, os fãs reclamaram que muitos anúncios foram voltados para o VR, deixando o PS4 em segundo plano.

E o futuro? É bem possível que a Sony esteja se preparando para anunciar o PS5 ainda em 2019. Não sabemos quais jogos chegarão para o PS4 depois de agosto e não temos nenhum grande evento marcado para isso. Será que a empresa vai surpreender e dar sobrevida ao console? Ou será que estamos apenas assistindo o final de temporada com o início do PS5 se avizinhando?

Independente do que aconteça, você tem a oportunidade de manter seu console sempre atualizado com os melhores jogos, além de desfrutar de todos os benefícios que a Playstation Store oferece.

Confira os cartões da Playstation Store que a Zero3Games oferece a você e aproveite ao máximo o já conhecido PS4 ou um novo lançamento que vier!

Gostou desse conteúdo, compartilhe!

Artigos recentes

Apple permitirá que usuários baixem apps diretamente dos sites dos desenvolvedores graças à nova regra da App Store da UE

Em conformidade com o Digital Markets Act, a Apple fez outra alteração, anunciando algumas mudanças em resposta aos feedbacks recebidos dos desenvolvedores. A empresa de Cupertino lançará um novo recurso…

Saiba mais
Presenteie com Ifood e aproveite 12% de desconto!

O Dia do Consumidor chegou e a Zero3Games está com uma promoção imperdível para você presentear quem você ama: 12% de desconto na compra de cartões-presente Ifood! Comprando em nosso…

Saiba mais