Minecraft 10 anos de popularidade

Minecraft 10 anos de popularidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

É fácil, olhar para este jogo e se perguntar: Como pode ser tão popular?

Muitas pessoas não entendem porque ou como este jogo faz sucesso entre jovens e adultos. Este ano o jogo completou seus 10 anos, e nesse período foram tantas mudanças! Mudanças como o Story Mode e o Minecraft Earth.

Com mais de 176 Milhões de cópias vendidas, o jogo conquistou o coração de adultos e jovens pelo mundo todo e está entre a lista de melhores jogos de todos os tempos, ual!

Aniversário de 10 anos

Alguns números

Desde o princípio, os números chamavam atenção. Primeiramente, o Google Trends rastreou o interesse, mas logo no começo mesmo! Muitas pessoas começavam a fazer pesquisas para saber o que era, como era e coisas do tipo em relação ao jogo.

Graficos Google Trends
Graficos Google Trends

Querendo aproveitar o desconto de lançamento, outros passaram a pesquisar e isso aconteceu mesmo após o lançamento do jogo.

Além desses interesses, se observarmos os períodos de fim de ano, há um grande pico quase sempre no mês de Dezembro. Isso acontece por que o jogo faz boas ofertas e uma distribuição de prêmios de natal.

Dentre os prêmios é possível encontrar, Ursos polares, cavalos e muito mais! Essas maravilhas não existiam nas primeiras versões do jogo, que vieram com atualizações e assim que elas chegaram, adivinhe? Fizeram com que o interesse novamente subisse muito! Francamente né, ursos polares podem ser bem legais em um jogo!

Resultado de imagem para Urso polar minecraft
Urso Polar Miinecraft

Em resumo, como alguns outros jogos, Minecraft pode ser bem previsível em relação as novidades. Ao contrário do que possa parecer, isso é bom! Significa que o jogo não está “jogado”, que as atualizações estarão sempre ali para inovar!

Um breve resumo

Antes de laçar a versão paga, os desenvolvedores criaram um beta grátis e disponibilizaram online. Como a adesão e o sucesso foi bem satisfatório, logo foi liberada a versão paga.

Isso aconteceu em meados de 2009, e vendeu próximo de 1000 cópias dentro de um único mês!

Nascia então a marca Mojang, empresa responsável pelo jogo.

Tempo depois, as evoluções se mantiveram em ritmo constante e com uma certa previsibilidade. Dentre essas atualizações, uma que fez grande sucesso, foi quando a empresa apresentou o seu modo de sobrevivência. Desse ponto em diante, os desenvolvedores passaram a trabalhar de forma exclusiva e permitindo assim o fortalecimento do jogo com ainda mais atualizações, mais constantes e robustas.

O jogo atingiu a marca de 1 milhão de contas registras em janeiro de 2011, e em Novembro daquele mesmo ano, veio a edição Java!

Disponível para Windows, MacOS e Linux, faltava apenas a versão mobile. Foi então que ainda naquele mesmo período, disponibilizaram uma versão para Android e IOS. Ual! Que ano para o jogo! Pocket Edition é nome dessa versão.

Dali em diante o jogo foi ficando cada vez mais disponível, espalhando-se por várias plataformas e hoje é possível jogá-lo em Pcs, Playstations, Xbox, Nintendo Switch e 3DS e a Pocket Edition no seu telefone!

Interesse maior recentemente

Com a proeminente época de fim de ano chegando, o jogo ganhou aquele interesse de que falamos anteriormente. Natal chegando e as espectativas para os Gifts geram muita ansiedade em todos. Sem falar em uma possível nova versão.

Outro motivo que pode ter gerado tanto interesse, aparentemente repentino, é que há boatos a respeito de um filme do jogo circulando na internet.

Como o filme tem previsão de ser lançado só lá pra 2022, a pergunta que fica é: Será que as pessoas ainda estarão jogando o jogo?
Definitivamente sim!

Porque vende tanto

Para alguns de nós, o jogo vende tanto por ser um pouco o oposto do que estamos acostumados. Em muitas franquias, somos obrigados a pagar um valor alto para ter o jogo e nas subsequentes atualizações (DLC). Ou seja, temos que pagar as vezes, quase o mesmo preço de um jogo novo! Isso frustra muito, porque nos força a ter que ficar pagando constantemente para poder jogar.

Por outro lado, isso não é bem o que acontece com o Minecraft. O investimento inicial é bem baixo considerando outros jogos e as atualizações são free!

Outro fato que tem popularizado bastante o jogo é que parte do público é formado por jovens e crianças. Para os pais o jogo é um grande aliado. Sem oferecer violência e gráficos assustadores que podem impressionar os pequeninos, no modo criativo por exemplo, é possível jogar o jogo apenas como um simulador de blocos. E as crianças se divertem bastante construindo um mundo direto da imaginação delas.

Também é possível jogar completamente solo, algo bem vantajoso, especialmente quando o objetivo é a busca por estimulo a criatividade como no caso dos pequeninos. Além disso é possível encontrar alguns desafios no jogo, Ender Dragons, Endermans entre outros.

Ficou curioso pra saber o que são essas criaturas?

Enderman normal.png
Este é o Enderman

De acordo com o site MinecraftGamepedia.

“Os Endermans surgem em blocos sólidos a nível de luz de 7 ou menos. Eles geram comumente no End, em grupos (ou assombrações [1]) de 4 indivíduos. Todavia, na superfície eles geram em grupos de 1-4 e são mais raros do que a maioria dos outros monstros. No Nether geram em números de 4 e são ainda mais raros.”

Para explicar ainda mais o que é o fenômeno Minecraft existem os players que fazem videos que exercem o papel de “Digital Influencers”. Com esses desafios, a busca pelo conteúdo produzido pelos Influencers do Minecraft a procura pelo jogo se torna ainda mais elevada. E com alguns desafios criados para fazer a gente perder noites de sono, nada melhor do que dar uma pesquisada por um vídeo com a solução não é mesmo? Essa busca pela solução de desafios e busca por Easter eggs faz com que o jogo permaneça cada vez mais nos top 10. Geralmente essas buscas nos direcionam a canais de jogadores, tais como – Rezendeevil, Authentic Games e AM3NlC.

Então é isso

Resumindo, é um jogo para várias idades, estimulando a criatividade e para aqueles que gostam de jogar no PC a experiencia pode ser bem positiva. Dizemos isso porque geralmente, os jogadores de PC valorizam gráficos incríveis!
Por outro lado jogando no telefone também pode ser algo bem relaxante e divertido, especialmente numa fila de banco.

Incrivelmente atualizado, mesmo depois de 10 anos, esse jogo continua em expansão e oferece muitas possibilidades. A mais atrativa é poder criar um mundo exclusivamente seu, com suas regras, sua assinatura, uma identidade, quase um organismo vivo! Isso é fascinante, nenhum outro jogo te entrega algo assim, dinâmico, divertido, fácil e elaborado!

Por aqui, recomendamos jogos para todas as idades e esse é um direto do topo da nossa lista!

Talvez, quando algumas pessoas dessas gerações começarem a envelhecer, poderemos ver uma difusão maior entre as pessoas mais velhas, trazendo mais benefícios não apenas a si, mas também para o jogo, que apesar de ter uma parcela considerável de adultos, ainda é dominado por crianças e adolescentes.

Há algum tempo fizemos um artigo falando dos benefícios dos jogos para os mais velhos, confira.

Por fim, caso queira adquirir o jogo, não deixe de visitar a nossa loja para comprar umas Minecraft coins.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×